topblog -selo

aplicar e inserir o selo do topblog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A IGREJA DO SÉCULO XXI

SHALON  ADONAI! QUE FUTURO  TERÃO AS GRANDES IGREJAS? Não duvido que uma pessoa  possa levar um vida moralmente íntegra, sem acreditar em Deus. Paul Tillich disse uma vez que Deus era aquilo que tocava diretamente aos seres humanos, isto significa religião. A religião e a questão de Deus são partes integrantes de uma vida humana plenamente realizada. No século. 21, a crença não terá função de desviar da vida, mas de oferecer segurança, orientação e confiança durante a vida. Na década em que estava em seminário católico salesiano, havia muitos exageros e muitas duvidas, como seria crença no século 21.
POR QUE MUITAS PESSOAS PERDERAM O  INTERESSE NA IGREJA? Talvez porque seja mais fácil em  uma época de grande individualização, procurar as próprias pedras de xadrez existenciais no esoterismo. Em uma grande igreja atualmente é necessário que haja ordem e uma administração, o que é fato gera irritação para algumas pessoas, pois elas vêem nisto uma limitação da sua liberdade individual. O que não acontece nas seitas?. Todavia, a igreja oferece ricas experiências, uma crença que deseja ser viva no próprio tempo de cada, engajamento diacônico e uma comunidade local e ao mesmo tempo universal. Em muitas igrejas estamos assistindo, o desafio dos poderes espirituais e balelas bíblicas manipuladas com profecias, eles estão profetizando . . .
O QUE A IGREJA OFERECE ESPIRITUALMENTE HOJE? A Igreja possui um rico tesouro tradicional, o qual ela terá que ressaltar novamente. Exatamente nós protestantes, nos temos concentrado fortemente na palavra falada, esquecendo-se da diversidade da palavra em todas as suas dimensões. Crer também significa ter experiências com Deus. Temos ainda que desenvolver muita coisa, e creio que nos encontramos em um bom e maravilhoso caminho.
O que estamos vivenciando ao meu ver, é que fundamentalismo está progredindo, com a vivência da apologética contemporânea e universal. Para nossas igrejas será uma grande mudança o fato de ganharem mais status. Um grande desafio será o fundamentalismo: manter a liberdade de pensamento e a crença na razão, não se unindo ao medo, em um mundo desordenado, além disso o mundo da secularização e da comercialização da fé e da crença, por isso o Evangelho, já sofreu muitas transformações, mas mesma assim vem mantendo a verdade dando uma feliz esperança de coisas grandes e melhores ainda vão aparecer. HALLELUJAH

Nenhum comentário: